Os cinco níveis de comprometimento dos colaboradores
Empresas são feitas de pessoas que, através de sua dedicação, conhecimentos, atitudes e competências ajudam a transformar uma empresa em um sucesso ou fracasso. Evidentemente, os dirigentes de uma organização esperam que sua equipe esteja sempre em alto grau de motivação e comprometimento, o que nem sempre acontece.
Entendendo a dinamicidade das relações entre as pessoas nas empresas, Philip e Milton Kotler identificam e apresentam, no livro “Marketing de Crescimento – 8 Estratégias para conquistar mercados”, cinco categorias de comprometimento dos empregados dentro das empresas: embaixadores e defensores, leais positivos, positivos, assentados desinteressados e sabotadores. Cada nível conta com especificidades descritas brevemente a seguir:
Embaixadores e defensores: grupo formado por empregados fortemente comprometidos com a empresa e com a sua clientela. Esse nível de colaboradores se comporta de maneira fortemente positiva em relação à empresa, comunicando diferenciais e defendendo a marca tanto dentro da empresa quanto fora dela.
Leais positivos: demonstram sentimentos positivos em relação ao trabalho e aos vínculos emocionais com a empresa, possuem forte interesse em permanecer na organização e se mostram positivos e ativos na execução do trabalho. Não se manifestam com frequência sobre a empresa, mas quando o fazem, normalmente é de maneira positiva.
Colaboradores positivos: em geral, estão satisfeitos com o trabalho, mas se mostram ambivalentes ou moderadamente positivos sobre a empresa em geral, seus relacionamentos e seus produtos. Podem transmitir algumas mensagens positivas sobre a empresa, mas fazem isso raras vezes e sem consistência.
Assentados desinteressados: empregados que não estão interessados na empresa ou em seus produtos, que não favorecem a organização e não cultivam laços afetivos em relação a ambos. Não transmitem mensagens positivas sobre a empresa, tanto no ambiente externo quanto no interno. Para esse grupo de profissionais, a empresa é um “mero emprego” e, praticamente, mais nada.
Sabotadores: são pessoas que, embora recebendo salário da empresa, são difamadores atuantes e contumazes da organização. Esses indivíduos são acusadores e caluniadores, expressando suas opiniões insultuosas e suas perspectivas desfavoráveis dentro e fora da organização, inclusive para clientes.
Logicamente, as razões que fazem os colaboradores serem mais ou menos comprometidos variam de pessoa para pessoa e de organização para organização. Entretanto, como os resultados nos negócios são construídos por meio das pessoas, conhecer e monitorar os níveis de comprometimento dos colaboradores é essencial para gestores atentos e para os profissionais que desejam manter-se em constante evolução.
Para as empresas que desejam manter um elevado nível de performance e engajamento de seus funcionários, um passo importante consiste na realização de um diagnóstico estruturado quanto ao engajamento, motivação e envolvimento de seus colaboradores. Os motivos que levam a maiores ou menores níveis de engajamento são muitos, variando de pessoa para pessoa e de empresa para empresa, podendo envolver relacionamentos com colegas e líderes, questões pessoais e situações relacionadas à remuneração, dentre outros tantos.
Como melhorar o comprometimento dos colaboradores nas empresas
Após o entendimento desses níveis comportamentais dentro das organizações, fica evidenciada a necessidade de que as empresas monitorem constantemente o comportamento de seus funcionários, agindo com empenho para que os níveis desejados de comprometimento prosperem dentro da organização. Também é importante que os profissionais preocupados com o seu desenvolvimento profissional se mantenham atentos ao nível de comprometimento em seu trabalho.
Um instrumento importante para entender o nível de engajamento da equipe é a Pesquisa de Clima Organizacional, que avalia aspectos relacionados à cultura e comportamento da equipe. A aplicação de uma pesquisa de clima em uma empresa proporciona uma visão geral e ampla quanto aos pontos fortes e fracos relacionados ao ambiente interno, permitindo a construção de estratégias adequadas ao grupo de colaboradores.
Além da pesquisa de clima é de grande utilidade, tanto para empregadores quanto colaboradores, a adoção de políticas de Avaliação de Desempenho e Feedback estruturado, que proporcionam clareza quanto ao comportamento, desenvolvimento e resultados do trabalho. Esses dois instrumentos auxiliam de maneira significativa na melhoria da performance individual e coletiva dos profissionais. Para resultados melhores, é essencial de que a Avaliação de Desempenho e o Feedback aconteçam de maneira integrada e estruturada, através de uma abordagem complementar.
Com a utilização dos dados da Pesquisa de Clima e da Avaliação de Desempenho fica mais fácil construir planos de ação específicos para a melhoria do engajamento e melhoria da performance dos colaboradores. Através das informações qualificadas geradas por esses instrumentos é possível se realizar melhorias e correções adequadas e com maior chance de êxito. As ações de melhoria podem incluir workshops de engajamento, treinamentos, dentre outras tantas ações.
As pessoas são a verdadeira base de um negócio, é através delas que as estratégias são construídas, as inovações acontecem e as empresas crescem.
Mais do que nunca, possuir uma equipe capacitada, comprometida e alinhada ao propósito, objetivos e metas de um negócio pode fazer muita diferença em um mercado cada vez mais competitivo, cuidar do engajamento dos colaboradores é essencial para que bons resultados aconteçam.
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