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Black Friday: data é oportunidade e não obrigação

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Black Friday: data é oportunidade e não obrigação

 Mesmo com expectativa de crescimento de negócios e vendas, especialista destaca importância de organização para evitar prejuízos
Matéria publicada na edição impressa do Jornal O Nacional, de Passo Fundo, de 23 e 24 de novembro de 2019. Texto da jornalista Fabiana Duarte.

A data está marcada: sexta-feira, dia 29 de novembro acontece mais uma Black Friday. Quase um “evento” de vendas internacional, a Black Friday vem se confirmando como uma realidade mais do que consolidada no Brasil e, com isso, a cada ano mais empresas organizam ações especiais para a data. Um estudo elaborado pela empresa de pesquisa de mercado GfK, aponta que as vendas da Black Friday 2019 devem crescer cerca de 4% no Brasil, arrecadando um total de R$ 13,5 bilhões em bens duráveis. Em Passo Fundo, a expectativa é de que o mercado se comporte de forma parecida com o resto do país.

Porém, conforme destaca o administrador e consultor empresarial, Flávio Paim, esta é uma oportunidade de impulsionamento de vendas e negócios, não uma obrigação.
“A data é uma grande oportunidade de venda, já que até mesmo os consumidores se preparam para organizar suas compras na Black Friday. Portanto, o primeiro passo para aproveitar a data é planejamento e organização. Os gestores devem conhecer profundamente o seu mix de produtos e entender quais descontos podem ser praticados pelo seu negócio. A data deve servir para aumentar vendas e não para gerar prejuízos na empresa, por isso é fundamental que os gestores conheçam bem os seus custos e margens de lucro, para que os descontos possam ser atrativos para o cliente e as margens de lucro possam se manter em patamares aceitáveis”, destaca o consultor.

Para sucesso na data, Paim ressalta que, primeiramente, o empresário deve saber, com clareza, o que ele espera da Black Friday. “Aumento de vendas no geral ou em itens específicos? Mais presença no estabelecimento? Além disso, o gestor deve entender, também com clareza, o que o seu consumidor espera da Black Friday. Quais itens chamarão a atenção do cliente? E, principalmente, quais benefícios o consumidor terá naquele estabelecimento e não em outro?”, explica o especialista.

Também é preciso atenção ao consumidor que, atualmente, é extremamente bem informado: os descontos oferecidos pela empresa devem ser reais. “Proliferam notícias sobre ofertas do tipo “a metade do dobro…”! Ações que aumentam preços antes da data para conceder um desconto fictício geram alta desconfiança por parte dos clientes e, obviamente, não devem ser realizadas”, diz Paim. Para ele, para garantir que a credibilidade seja percebida corretamente, é necessário que a comunicação das ofertas e benefícios seja feita de forma adequada.

Para isso, o administrador orienta que a antecipação garante melhor preparação no empreendimento e, consequentemente, uma chance de resultados melhores. “A questão não envolve necessariamente o tempo de antecipação, mas sim a qualidade da preparação para a data. Penso que se a empresa não se preparar adequadamente, há uma grande chance de frustração quanto aos resultados com a data. É preciso planejamento para se conhecer os descontos que podem ser praticados e eventuais negociações especiais com fornecedores”, conclui.

Na Black Friday o cliente espera descontos, essa é a premissa fundamental da data. Porém, o empresário pode ir além do preço para atrair o cliente ao seu estabelecimento, diversas iniciativas que podem ser tomadas, entre elas:

– “Vestir” a loja para a data: como é uma ação especial, o estabelecimento comercial deve chamar a atenção para a ação. Nesse sentido podem ser colocados cartazes em vitrines e no interior da loja, banners, camisetas especiais para a equipe, dentre outras ações.


– Divulgar as ações: os melhores descontos podem estar em sua loja, mas se o cliente não souber disso, ele não irá comprar. Portanto, é fundamental que o seu público-alvo conheça as ações que sua empresa fará na Black Friday.


– Preparar a equipe: o evento é especial, sua equipe deve estar preparada para essa ação. De nada adianta você oferecer um super desconto, investir dinheiro em propaganda e quando o cliente chegar, a equipe estiver despreparada. Tudo pode ir por água abaixo se o atendimento dado ao cliente não for adequado.