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Não mude apenas para sobreviver, mude para vencer

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Não mude apenas para sobreviver, mude para vencer

Vivemos tempos de mudanças e evoluções importantes. Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Digitalização, BIG DATA, Redes Sociais, Tecnologia em Nuvem, e-commerce, Dispositivos Móveis, Impressão 3D e Indústria 4.0 são apenas o começo de um mundo totalmente novo que se consolida a cada dia.

Todas essas mudanças afetam os negócios, fazendo com que novos modelos de negócios, ideias, produtos, serviços e soluções surjam e desafiem mercados e empresas existentes.

Os mercados mudaram e continuarão mudando, de forma cada vez mais intensa e rápida. Se o seu negócio não entender essa realidade e não fizer nada para se adaptar às mudanças, perderá competitividade e poderá ficar de fora do jogo. As empresas precisam se transformar para poder acompanhar demandas, tecnologias, concorrência e comportamento dos consumidores em constante mudança. Porém, normalmente, as organizações não mudam porque querem, elas mudam porque não evoluíram e não têm outra escolha.

Transformar um negócio pode ser doloroso e arriscado, já que isso pode significar mudanças radicais e reestruturações significativas. Entretanto, há uma grande diferença entre mudar para sobreviver e se transformar para vencer.

Evidentemente, a mudança pela sobrevivência tem como foco a manter o negócio em funcionamento em meio a dificuldades impostas pelas mudanças de mercado ou pela concorrência. Enquanto a transformação do negócio tem como objetivo principal a mudança da empresa para que o desenvolvimento aconteça e o negócio seja reinventado.

E é fundamental evoluir antes que seja necessário. É preciso mudar não apenas as ferramentas, é necessário transformar a mentalidade do negócio. No livro Gestão do Amanhã, os autores Sandro Magaldi e José Salibi Neto afirmam que qualquer negócio desenhado para ter sucesso no século 20 está destinado a fracassar no século 21. Pense no seu negócio, ele está com os pés firmes no novo milênio ou ainda se comporta como antigamente?

Mais do que mudar, é necessário evoluir.

Permanecendo alerta e evoluindo com o mercado, você verá uma oportunidade onde outros enxergam uma ameaça. Concentre-se em seus clientes, reavalie processos, atualize produtos e serviços, adote novas tecnologias, treine e desafie a sua equipe.

Reveja e atualize as suas estratégias e concentre-se em aspectos do seu negócio que permanecerão estáveis ao longo do tempo, como as necessidades essenciais de seu cliente, por exemplo.

Jeff Bezos, CEO da Amazon explica: “Se você deseja construir um negócio bem-sucedido e sustentável, não se pergunte o que poderia mudar nos próximos dez anos que poderia afetar sua empresa. Em vez disso, pergunte a si mesmo o que não vai mudar e, em seguida, coloque toda a sua energia e esforço nessas coisas”.

Ao site Business Insiderm, Bezos sugere que se construa uma estratégia de negócios em torno das coisas que sabe serem estáveis ​​no tempo, ou seja, é preciso entender que muitas coisas mudam, mas outras permanecem inalteradas, mesmo com fortes mudanças externas. Por exemplo: se os clientes sempre preferem preços mais baixos, deve-se investir para garantir que seja possível suprir este desejo dos clientes e melhorar esse aspecto o tempo todo. Não mude apenas para sobreviver. Mude para vencer.