Validando novas teses na advocacia com o VBANT + P
Desenvolver novos serviços e produtos jurídicos é um desafio constante para os profissionais da Advocacia. Como em qualquer outro segmento, o mercado exige soluções inovadoras com frequência e velocidade cada vez maior.
Certamente, em seu escritório há um pensamento constante (ou muito frequente) em novas teses e soluções jurídicas. O objetivo desse texto é auxiliar na validação dessas ideias do ponto de vista mercadológico.
Para esse exercício de validação de novas teses, é possível adotar um modelo chamado VBANT + P, adaptado por essa Consultoria dos critérios BANT, criados pela IBM para identificação de oportunidades em comércio eletrônico e validação de leads, através de programações de computador específicas.
BANT é uma sigla para Budget (orçamento), Autority (autoridade), Need (necessidade) e Timing (tempo ou prazo). Acrescentamos o V de Validade e Viabilidade e o P de Providencias para completar o VBANT + P.
Mas como essa sopa de letrinhas pode ajudar na validação das minhas ideias?
O mecanismo para aplicar o VBANT + P em seu escritório é muito simples, para utilizá-lo, basta reunir as ideias de novas teses, produtos e soluções jurídicas que você oferece ou pretende oferecer ao mercado e se utilizar do VBANT + P para verificar sua viabilidade. Para ajudar no processo de construção de novas ideias, teses e soluções jurídicas, desenvolvemos o roteiro abaixo, que pode ser aplicado em seu escritório a qualquer momento:
V | Validade e viabilidade | A nova ideia é válida e viável juridicamente? A nova ideia é válida e viável operacionalmente (dentro do escritório)?A nova ideia é válida e viável mercadologicamente? |
B | Orçamento (budget) | Meu escritório possui recursos suficientes para sustentar a implantação da nova ideia? A nova ideia é capaz de produzir receitas compatíveis com o desejado pelo escritório? Os clientes desejados possuem recursos financeiros suficientes para custear a nova ideia? |
A | Autoridade | Meu escritório possui autoridade no mercado para implementar a nova ideia? Os clientes que meu escritório pretende atender com a nova solução possuem autoridade para decidir por essa ideia?(Capacidade de decisão de compra) |
N | Necessidade | Os clientes que pretendo atender precisam da nova ideia? Meu escritório precisa dessa nova ideia? Quais são as capacitações que meu time necessitará para colocar a ideia em prática? Preciso de mais profissionais para colocar essa ideia em prática? |
T | Tempo | Qual é o prazo para implantação dessa nova ideia no mercado, no cliente, no escritório? Existem prazos prescricionais envolvidos? Qual o tempo que o meu escritório precisará para “entregar” a nova solução? Qual o tempo que o cliente precisará para decidir? |
+ P | Providências | O que preciso fazer para implementar essa nova ideia, tese ou produto jurídico? Quais são as providências práticas necessárias para transformar a ideia em um produto jurídico viável? |
Utilizando o roadmap VBANT + P o seu escritório pode pensar novas ideias, teses
e produtos jurídicos de maneira mais assertiva, objetiva e prática. A ferramenta foi
desenvolvida para que escritórios de qualquer segmento possam oferecer à sociedade
soluções válidas e viáveis, financeira e mercadologicamente.