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Os cinco níveis de comprometimento dos colaboradores

Projetos personalizados para melhoria de Gestão

Os cinco níveis de comprometimento dos colaboradores

Empresas são feitas de pessoas que, através de sua dedicação, conhecimentos, atitudes e competências ajudam a transformar uma empresa em um sucesso ou fracasso. Evidentemente, os dirigentes de uma organização esperam que sua equipe esteja sempre em alto grau de motivação e comprometimento, o que nem sempre acontece.

Entendendo a dinamicidade das relações entre as pessoas nas empresas, Philip e Milton Kotler identificam e apresentam, no livro “Marketing de Crescimento – 8 Estratégias para conquistar mercados”, cinco categorias de comprometimento dos empregados dentro das empresas: embaixadores e defensores, leais positivos, positivos, assentados desinteressados e sabotadores. Cada nível conta com especificidades descritas brevemente a seguir:

Embaixadores e defensores: grupo formado por empregados fortemente comprometidos com a empresa e com a sua clientela. Esse nível de colaboradores se comporta de maneira fortemente positiva em relação à empresa, comunicando diferenciais e defendendo a marca tanto dentro da empresa quanto fora dela.

Leais positivos: demonstram sentimentos positivos em relação ao trabalho e aos vínculos emocionais com a empresa, possuem forte interesse em permanecer na organização e se mostram positivos e ativos na execução do trabalho. Não se manifestam com frequência sobre a empresa, mas quando o fazem, normalmente é de maneira positiva.

Colaboradores positivos: em geral, estão satisfeitos com o trabalho, mas se mostram ambivalentes ou moderadamente positivos sobre a empresa em geral, seus relacionamentos e seus produtos. Podem transmitir algumas mensagens positivas sobre a empresa, mas fazem isso raras vezes e sem consistência.

Assentados desinteressados: empregados que não estão interessados na empresa ou em seus produtos, que não favorecem a organização e não cultivam laços afetivos em relação a ambos. Não transmitem mensagens positivas sobre a empresa, tanto no ambiente externo quanto no interno. Para esse grupo de profissionais, a empresa é um “mero emprego” e, praticamente, mais nada.

Sabotadores: são pessoas que, embora recebendo salário da empresa, são difamadores atuantes e contumazes da organização. Esses indivíduos são acusadores e caluniadores, expressando suas opiniões insultuosas e suas perspectivas desfavoráveis dentro e fora da organização, inclusive para clientes.

Infográfico: os cinco níveis de comprometimento dos colaboradores
Infográfico: os cinco níveis de comprometimento dos colaboradores

Logicamente, as razões que fazem os colaboradores serem mais ou menos comprometidos variam de pessoa para pessoa e de organização para organização. Entretanto, como os resultados nos negócios são construídos por meio das pessoas, conhecer e monitorar os níveis de comprometimento dos colaboradores é essencial para gestores atentos e para os profissionais que desejam manter-se em constante evolução.

Para as empresas que desejam manter um elevado nível de performance e engajamento de seus funcionários, um passo importante consiste na realização de um diagnóstico estruturado quanto ao engajamento, motivação e envolvimento de seus colaboradores. Os motivos que levam a maiores ou menores níveis de engajamento são muitos, variando de pessoa para pessoa e de empresa para empresa, podendo envolver relacionamentos com colegas e líderes, questões pessoais e situações relacionadas à remuneração, dentre outros tantos.

Como melhorar o comprometimento dos colaboradores nas empresas

Após o entendimento desses níveis comportamentais dentro das organizações, fica evidenciada a necessidade de que as empresas monitorem constantemente o comportamento de seus funcionários, agindo com empenho para que os níveis desejados de comprometimento prosperem dentro da organização. Também é importante que os profissionais preocupados com o seu desenvolvimento profissional se mantenham atentos ao nível de comprometimento em seu trabalho.

Um instrumento importante para entender o nível de engajamento da equipe é a Pesquisa de Clima Organizacional, que avalia aspectos relacionados à cultura e comportamento da equipe. A aplicação de uma pesquisa de clima em uma empresa proporciona uma visão geral e ampla quanto aos pontos fortes e fracos relacionados ao ambiente interno, permitindo a construção de estratégias adequadas ao grupo de colaboradores.

Além da pesquisa de clima é de grande utilidade, tanto para empregadores quanto colaboradores, a adoção de políticas de Avaliação de Desempenho e Feedback estruturado, que proporcionam clareza quanto ao comportamento, desenvolvimento e resultados do trabalho. Esses dois instrumentos auxiliam de maneira significativa na melhoria da performance individual e coletiva dos profissionais. Para resultados melhores, é essencial de que a Avaliação de Desempenho e o Feedback aconteçam de maneira integrada e estruturada, através de uma abordagem complementar.        

Com a utilização dos dados da Pesquisa de Clima e da Avaliação de Desempenho fica mais fácil construir planos de ação específicos para a melhoria do engajamento e melhoria da performance dos colaboradores. Através das informações qualificadas geradas por esses instrumentos é possível se realizar melhorias e correções adequadas e com maior chance de êxito. As ações de melhoria podem incluir workshops de engajamento, treinamentos, dentre outras tantas ações.

As pessoas são a verdadeira base de um negócio, é através delas que as estratégias são construídas, as inovações acontecem e as empresas crescem.

Mais do que nunca, possuir uma equipe capacitada, comprometida e alinhada ao propósito, objetivos e metas de um negócio pode fazer muita diferença em um mercado cada vez mais competitivo, cuidar do engajamento dos colaboradores é essencial para que bons resultados aconteçam.

A Flavio Paim Consultoria está preparada para ajudar seu negócio nesse desafio, conheça nossas soluções para Gestão Estratégica de Pessoas.

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