Olhar para o negócio como cliente
Escrevo esse texto em uma data bastante significativa, o dia do cliente. Celebrado no dia 15 de setembro, a data tem sido utilizada nos últimos anos para que os negócios realizem eventos, promoções e outras iniciativas para agradecer a preferência de clientes por suas soluções, produtos e serviços.
Confesso que comecei o dia pensando nisso, em agradecer cada cliente pela preferência e parceria, pensei em uma arte para as redes sociais e até comecei a esboçar um vídeo. Entendo que isso é muito justo e importante, mas sempre penso que é possível ir além. Assim, comecei a pensar em cada cliente que confiou no trabalho de nossa consultoria desde o começo, no já distante ano de 2012, até hoje. Em cada um desses projetos, o objetivo sempre é melhorar o negócio de nossos clientes, esse é um propósito forte que temos por aqui.
E a cada cliente que confiou e confia em nosso trabalho: muito obrigado.
Mas como mencionei no começo do texto, a ideia é ir além de um simples agradecimento e propor uma reflexão importante para o cotidiano do negócio.
Durante os encontros de consultoria que vamos fazendo, com frequência reforço a importância (e necessidade) de colocar o cliente no centro do negócio. Afinal, é pelo cliente que desenvolvemos empresas, oferecemos produtos, serviços e desenvolvemos novas soluções. Sem cliente, não tem negócio.
Mais do que nunca, é preciso colocar o cliente no centro da estratégia do negócio, por isso, de uma forma bem direta, pergunto:
“Quando foi a última vez que você olhou para o seu negócio como um cliente olha?”
A pergunta é simples e direta, mas a resposta nem sempre é. Na rotina diária, muitas vezes, donos de negócios, líderes e outros profissionais acabam entrando em uma condição de “piloto automático”, em que veem o negócio apenas sob a sua posição, esquecendo de se colocar no lugar do cliente, e olhar a empresa como o cliente olha.
Olhar com os olhos do cliente pode ser o primeiro grande passo para colocar, de fato, o cliente no centro do negócio.
Mas como fazer isso? Certamente, se colocar no lugar do outro é um desafio, mas um exercício simples pode ser realizado e pode trazer importantes benefícios para a melhoria do negócio:
- “Usar” a empresa como cliente
- Visitar o site da empresa como um cliente
- Ir até a frente da empresa e olhar para ela como um cliente olha
- Tomar o café que o cliente toma
- Sentar-se nas cadeiras destinadas aos clientes
- Estacionar no lugar reservado para os clientes
- Comprar de sua própria empresa, como um cliente normal
- Fazer contato com sua empresa como um cliente, para entender como o cliente é atendido
- Ouvir clientes através de conversas com clientes pontuais
- Mapear pontos de contato entre a empresa e cliente
- Realizar uma grande reflexão com os colaboradores da empresa
Para colocar o cliente no centro do negócio, é preciso aprender a se colocar no lugar desse consumidor, compreender como ele observa o negócio, como ele entende as mensagens, ofertas e benefícios que a empresa oferece a ele.
A estratégia de colocar o cliente no centro do negócio deve ir além de um simples discurso ou boa intenção. Olhar com os olhos do cliente, uma iniciativa que pode trazer resultados significativos para o negócio.