O iceberg do Marketing Jurídico
Escritórios de advocacia necessitam de clientes, sem clientes não existem serviços a serem realizados, processos para ajuizar ou prazos a cumprir. E para atrair mais clientes para seus escritórios, profissionais de todo o Brasil buscam ideias e práticas de Marketing Jurídico para melhorar sua visibilidade.
Atualmente, publicações em redes sociais são utilizadas em larga escala como iniciativa para divulgação dos serviços advocatícios. Basta uma rápida navegação no Instagram para que se encontre uma série de postagens de escritórios, buscando a atenção de clientes em potencial. Mas se o cliente típico do escritório não for um usuário habitual de redes sociais?
Parafraseando o inglês William Shakeaspeare, “há mais coisas entre o céu e a terra do que pode imaginar nossa vã filosofia.” O marketing jurídico vai muito além de postagens em redes sociais ou de um site bem apresentado. Ele está em toda a parte.
O bom marketing é essencial para o sucesso de qualquer organização, incluindo escritórios de advocacia e negócios jurídicos, evidentemente.
Marketing vai muito além da propaganda ou da simples autopromoção, sua principal função é relacionada aos clientes, através de dois objetivos principais: atrair novos clientes através de uma promessa de valor satisfatória e manter clientes atuais, através de práticas que conservem o grau de satisfação em um nível elevado. Conceitualmente, Philip Kotler e Gary Armstrong, em Princípios de Marketing o definem da seguinte forma:
“Marketing é um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e organizações obtêm o que necessitam e desejam por meio de criação e troca de valor com os outros.
Philip Kotler e Gary Armstrong, em Princípios de Marketing
O conceito apresentado se aplica perfeitamente ao mercado jurídico. Afinal, escritórios de advocacia exercem atividades que geram valor para a sociedade em geral e, especificamente, para seu público de interesse.
Entretanto, o Marketing Jurídico conta com algumas particularidades, especialmente relacionadas aos aspectos de publicidade e divulgação do escritório. O Código de Ética e Disciplina da OAB conta com um capítulo inteiro relacionado à Publicidade Profissional, ditando regras que devem ser respeitas pelos profissionais que desejam divulgar seus serviços.
Em função do regramento existente, os escritórios e profissionais que desejam destaque para seus serviços devem adotar estratégias de Marketing que sejam adequadas aos seus objetivos e respeitem a ética profissional. E isso é plenamente possível.
A construção de uma boa estratégia de Marketing Jurídico pode ser comparada a um iceberg, onde apenas uma pequena parte de todo o trabalho do escritório fica visível na superfície. Como o Marketing está em tudo, vários outros elementos, práticas, iniciativas e estratégias se encontram “sob a superfície”.
Na ilustração a seguir, apresentamos esse iceberg:
A imagem demonstra, de forma bastante objetiva e didática a importância de se observar o Marketing Jurídico de forma estratégica e profissional. Praticamente todas as atividades de um escritório repercutem nas estratégias mercadológicas do negócio jurídico.
O Marketing faz parte do negócio e deve ser tratado de forma estratégica por seus dirigentes. O cliente desejado pelo escritório verá apenas a parte superior do iceberg, mas para que os objetivos do escritório sejam alcançados, aquilo que está “sob a superfície” deve ser muito bem pensado e efetivado.