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NOVE EM SEIS

Lembraremos de 2020 por muitos e muitos anos.  

Iniciamos um ano cheio de expectativas, muitas delas frustradas pelas medidas de contenção à propagação do novo Coronavírus. Desde a metade de março, a sociedade vem sendo impactada fortemente por essa realidade.

Em muitos segmentos de negócio, o segundo trimestre do ano foi de retração, com redução de faturamento e extrema incerteza.

Infelizmente, as incertezas continuam e não temos nenhuma previsão sólida quanto ao futuro. A economia brasileira caminha para uma queda brusca em seu crescimento. A última atualização do Fundo Monetário Internacional (FMI) estima uma queda de 9,1% no Produto Interno Brasileiro. Fonte: https://g1.globo.com/economia/noticia/2020/06/24/com-impacto-do-coronavirus-fmi-preve-queda-de-91percent-para-o-pib-do-brasil-neste-ano.ghtml

A queda expressiva apontada pelo FMI é o reflexo claro da realidade atual do mercado. É nessa realidade que encerramos o primeiro semestre de 2020 e ingressamos na segunda metade do ano, ainda com crescimento de casos de Covid19 em diversas localidades do Brasil.

O que esperar do segundo semestre de 2020?

Como escrevemos na primeira linha desse texto, lembraremos de 2020 por muito tempo. Certamente o segundo semestre de 2020 será tão (ou mais) desafiador do que o primeiro semestre.

Na segunda metade do ano, muitos negócios terão que fazer nove meses de resultados em seis meses disponíveis ainda em 2020. Ou seja, será preciso recuperar o tempo perdido.

Logicamente, isso é bastante desafiador.

A esperança de todos nós é que haja uma boa recuperação das atividades econômicas com o passar dos meses, mas certamente conviveremos com a ameaça do vírus pelo menos até o final do ano.

Para fazer nove em seis no seu negócio, selecionamos algumas ideias que podem ajudar:

Planejamento: planejar é ver adiante para saber onde agir. Para recuperar resultados, é essencial que o negócio organize os seus objetivos através de um plano viável e realista. Logicamente, para fazer nove em seis, muitas atividades precisarão ser aceleradas. O planejamento ajudará a não confundir aceleração com pressa.

Estratégia: a estratégia é, basicamente, o que um negócio decide ou não fazer frente às alternativas de mercado. E ela deve ser o pilar de sustentação de um negócio. Se a empresa não possui uma estratégia definida, certamente fará parte da estratégia de alguém.

– Energia de execução: os melhores planos, as melhores ideias e oportunidades podem ser perdidas se não houver energia para executá-las. Para fazer 9 em 6, é preciso colocar a “mão na massa”

– Provocar o movimento e agitar o mercado: é o movimento que mantém um negócio vivo. Muitos negócios vivem apenas do movimento natural do mercado. No primeiro semestre, esse movimento foi abruptamente interrompido. Por isso, é necessário que os gestores e líderes de negócio agitem os seus mercados e provoquem o movimento. Escrevemos um artigo sobre esse assunto, que está disponível aqui.

– Metas e objetivos: é preciso deixar claro onde se quer e pode chegar. As metas e objetivos são extremamente importantes para que o resultado possa ser alcançado de forma efetiva.

– Envolvimento da equipe: é o time que faz as coisas acontecerem em um negócio. É preciso que os membros da equipe estejam altamente envolvidos e engajados com os planos, estratégias e objetivos. Só assim os resultados podem ser sustentados.

– Capacitar os profissionais do negócio: são os colaboradores que farão com que os objetivos do negócio sejam atingidos. Portanto, para que o negócio possa fazer 9 em 6, sua equipe de profissionais deve estar preparada para os desafios. Essa preparação só pode acontecer com treinamento adequado. Mais do que nunca, é hora de capacitar a equipe em novas habilidades e comportamentos para que o momento de desafio seja superado

Resiliência: de acordo com a Wikipedia, resiliência é “a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas – choque, estresse, algum tipo de evento traumático, entre outros.” Não há dúvida de que lidamos com eventos traumáticos em 2020. Como empresas são feitas de pessoas, deve-se identificar os mais resilientes na equipe, bem como buscar capacitar os menos resilientes para que possam desenvolver a capacidade.

– Criatividade: mais do que nunca, estamos vivendo um mundo novo, em que muitas velhas ideias não funcionarão mais. Por isso, é fundamental que a empresa e seus profissionais se utilizem de soluções criativas para que possam surgir novas vendas, novas ideias e melhores resultados.

Olhar de fora: há uma frase bastante conhecida, atribuída a Albert Einsten que diz: “insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”. Naturalmente, buscamos agir da mesma forma que sempre agimos. Por isso, um olhar de fora da empresa, de “fora do olho do furacão” pode ajudar muito na busca de melhores resultados e a encontrar melhores alternativas para se fazer nove em seis. Nesse momento, boas Consultorias podem ajudar muito o seu negócio para que boas alternativas sejam encontradas e novas ideias sejam construídas e viabilizadas no negócio.

Além das ideias relacionadas no presente texto, no dia 22 de junho, a Flavio Paim Consultoria realizou a Masterclass Acelerar – Gestão e Estratégias para Retomada. A gravação completa da capacitação está disponível no YouTube (link a seguir)

No vídeo são apresentadas ideias práticas para a aceleração de negócios no contexto atual.