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Olhar para o negócio como cliente

Projetos personalizados para melhoria de Gestão

Olhar para o negócio como cliente

Foto de Artem Beliaikin no Pexels

Escrevo esse texto em uma data bastante significativa, o dia do cliente. Celebrado no dia 15 de setembro, a data tem sido utilizada nos últimos anos para que os negócios realizem eventos, promoções e outras iniciativas para agradecer a preferência de clientes por suas soluções, produtos e serviços.

Confesso que comecei o dia pensando nisso, em agradecer cada cliente pela preferência e parceria, pensei em uma arte para as redes sociais e até comecei a esboçar um vídeo. Entendo que isso é muito justo e importante, mas sempre penso que é possível ir além. Assim, comecei a pensar em cada cliente que confiou no trabalho de nossa consultoria desde o começo, no já distante ano de 2012, até hoje. Em cada um desses projetos, o objetivo sempre é melhorar o negócio de nossos clientes, esse é um propósito forte que temos por aqui.

E a cada cliente que confiou e confia em nosso trabalho: muito obrigado.

Mas como mencionei no começo do texto, a ideia é ir além de um simples agradecimento e propor uma reflexão importante para o cotidiano do negócio.

Durante os encontros de consultoria que vamos fazendo, com frequência reforço a importância (e necessidade) de colocar o cliente no centro do negócio. Afinal, é pelo cliente que desenvolvemos empresas, oferecemos produtos, serviços e desenvolvemos novas soluções. Sem cliente, não tem negócio.

Mais do que nunca, é preciso colocar o cliente no centro da estratégia do negócio, por isso, de uma forma bem direta, pergunto:

“Quando foi a última vez que você olhou para o seu negócio como um cliente olha?”

            A pergunta é simples e direta, mas a resposta nem sempre é. Na rotina diária, muitas vezes, donos de negócios, líderes e outros profissionais acabam entrando em uma condição de “piloto automático”, em que veem o negócio apenas sob a sua posição, esquecendo de se colocar no lugar do cliente, e olhar a empresa como o cliente olha.

            Olhar com os olhos do cliente pode ser o primeiro grande passo para colocar, de fato, o cliente no centro do negócio.

Mas como fazer isso? Certamente, se colocar no lugar do outro é um desafio, mas um exercício simples pode ser realizado e pode trazer importantes benefícios para a melhoria do negócio:

  • “Usar” a empresa como cliente
  • Visitar o site da empresa como um cliente
  • Ir até a frente da empresa e olhar para ela como um cliente olha
  • Tomar o café que o cliente toma
  • Sentar-se nas cadeiras destinadas aos clientes
  • Estacionar no lugar reservado para os clientes
  • Comprar de sua própria empresa, como um cliente normal
  • Fazer contato com sua empresa como um cliente, para entender como o cliente é atendido
  • Ouvir clientes através de conversas com clientes pontuais
  • Mapear pontos de contato entre a empresa e cliente
  • Realizar uma grande reflexão com os colaboradores da empresa

Para colocar o cliente no centro do negócio, é preciso aprender a se colocar no lugar desse consumidor, compreender como ele observa o negócio, como ele entende as mensagens, ofertas e benefícios que a empresa oferece a ele.

A estratégia de colocar o cliente no centro do negócio deve ir além de um simples discurso ou boa intenção. Olhar com os olhos do cliente, uma iniciativa que pode trazer resultados significativos para o negócio.

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