(54)3601-3768

A matriz de Eisenhower e o gerenciamento do tempo

Projetos personalizados para melhoria de Gestão

A matriz de Eisenhower e o gerenciamento do tempo

Os profissionais contemporâneos são desafiados constantemente a produzir cada vez mais, alcançando índices de produtividade sempre melhores. Essa é uma prática bastante saudável que permite que profissionais e negócios se tornem cada vez mais competitivos.

O aumento do número de atividades e responsabilidades normalmente vem acompanhado de um desafio para o melhor aproveitamento possível do tempo útil. Não é raro que se ouça que um profissional está “sem tempo” ou que está extremamente atribulado e até mesmo estressado com a série de tarefas sob sua alçada. Inicialmente faz-se necessário afirmar que “falta de tempo” se vence com organização, afinal os dias, horas e minutos são os mesmos para todos, é o melhor aproveitamento desse tempo que acaba por fazer grande diferença na produtividade.

As técnicas para melhor gerenciamento do tempo são variadas, o método apresentado no presente texto foi desenvolvido por Dwight Einsenhower, que foi presidente dos Estados Unidos da América entre 1953 e 1961. A partir do conceito de que “O que é importante é raramente urgente, e o urgente é raramente importante”, foi desenvolvida o método Eisenhower ou Matriz Urgente-Importante, que consiste basicamente em classificar as tarefas em graus de importância e urgência.  

O método se apoia em dois questionamentos básicos para o planejamento das ações: Esta atividade é importante? É urgente?

A Endeavor, uma importante organização internacional que apoia o empreendedorismo, classifica urgência e importância do seguinte modo:

IMPORTANTEURGENTE
Tarefas que trazem resultados no curto, médio e longo prazo, apesar de um pouco trabalhosa, que podem ser programadas e planejadas.O prazo é curto ou já estourou, a atividade é sempre realizada com pressa, estresse, pressão e preocupação.

A aplicação do método é bastante simples, bastando que o profissional classifique as suas atividades ou de sua equipe em quatro quadrantes, conforme o exemplo a seguir, que pode ser adaptado para a realidade de cada profissional:

 URGENTENÃO URGENTE
IMPORTANTE– Resolução de crises e problemas – Projetos com prazo definido – Reuniões e relatórios com prazos definidos    – Planejamento – Atividades programadas – Determinação de objetivos e metas – Avaliação de desempenho – Prevenção de problemas – Construção de relacionamentos – Aprendizado/Treinamento – Identificação de novas oportunidades
NÃO IMPORTANTE– Interrupções – Reuniões não importantes – Tarefas passíveis de delegação  – Desperdício / Distrações / Atrasos – Ladrões de tempo – Procrastinação – Excesso de internet/TV/redes sociais    

Evidentemente, a utilização da matriz pode (e deve) ser adaptada à realidade de cada indivíduo e organização podendo ser ampliada até mesmo ao cotidiano pessoal de cada um. Por fim, vale lembrar uma citação atribuída ao filósofo e matemático grego Pitágoras, que cunhou: “com organização e tempo, acha-se o segredo de fazer tudo e bem feito. ”