Estratégias, planejamento e correções de rumo
A literatura explica, exaustivamente, que a estratégia nos negócios é sempre uma escolha. Uma escolha do que fazer e do que não fazer a partir das vantagens competitivas da empresa e da boa análise das oportunidades e ameaças apresentadas pelo mercado.
Normalmente, as estratégias são organizadas em um Planejamento Estratégico, que reúne os objetivos pensados pela empresa por um determinado período. Até pouco tempo atrás, era possível organizar planejamentos para dois, três ou até cinco anos sem grandes dificuldades, pois o contexto competitivo possuía um grau de previsibilidade muito maior do que o atual. Hoje, a acelerada mudança no comportamento das pessoas e o intenso dinamismo do mundo e dos mercados fazem com que esses objetivos necessitem de revisão frequente.
Definir objetivos e planejar não costuma ser difícil, o grande desafio é colocar as ideias em prática, fazendo com que aquilo que foi planejado se transforme em resultado efetivo. Os objetivos e as estratégias precisam estar em movimento, em execução constante para que se transformem em realidade.
Estratégia parada não gera resultado.
Infelizmente, não são raras as vezes em que os objetivos de um negócio são traçados, pensados, sonhados e deixados de lado.
Grandes resultados exigem planejamento, mas principalmente execução desse planejamento. Grandes ideias e objetivos em uma gaveta, em um arquivo de computador ou apenas no pensamento não servem para muita coisa, apenas gerarão frustração no dono dessas ideias e objetivos.
Alguns obstáculos importantes na execução da estratégia são: mudanças de mercado, reação dos concorrentes, resistências internas, comunicação entre colaboradores, desorganização, cultura interna, ineficiência operacional, adiamentos, falta de conhecimento e medo. Logicamente, o tamanho de cada um desses obstáculos varia de empresa para empresa e de profissional para profissional.
Os obstáculos à estratégia são superáveis
A boa notícia é que a imensa maioria dos obstáculos é superável.
Para que esses desafios sejam superados, além de um bom Planejamento Estratégico, a empresa deve adotar práticas adequadas para a execução dessa estratégia. A estratégia precisa estar em movimento e fazer parte do cotidiano do negócio, envolvendo todas as pessoas e processos do negócio, fazendo com que a busca pela melhoria nos resultados seja algo contínuo e para que a organização vislumbre, efetivamente, uma cultura de resultados.
Além de ser uma escolha, a Estratégia é dinâmica. Logo, correções de rumo serão necessárias ao longo do tempo. Planejar é importante, colocar a estratégia em ação é fundamental.
Mais do que um documento, o planejamento precisa ser um movimento
Para transformar estratégias em resultado, converse conosco.